Gestão da pressão: São Paulo alcança economia de água suficiente para abastecer 25 milhões de pessoas por um mês

spot_img
spot_img

A gestão da pressão noturna na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), medida adotada para preservar o nível dos mananciais durante o período de estiagem, economizou 146 bilhões de litros de água, o equivalente ao consumo de 25 milhões de pessoas, duas vezes a cidade de São Paulo, por trinta dias.

Desde agosto do ano passado, a Sabesp vem adotando a redução da pressão da água em toda a Região Metropolitana de São Paulo, das 19h às 5h, quando há menor consumo pela população. A ação, preventiva e temporária, atende a uma deliberação da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e do Governo de São Paulo, com o objetivo de preservar os reservatórios que abastecem a região.

Para reduzir o impacto da falta de chuvas na Região Metropolitana de São Paulo, a Sabesp adotou uma estratégia que combina gestão da demanda noturna, reforço nas operações e investimentos estruturantes para dar soluções definitivas a problemas históricos. A Companhia vem ampliando a integração entre sistemas produtores, reforçando a capacidade de transferência de água entre regiões, modernizando redes e intensificando o combate a perdas — ações que, na prática, aumentam a oferta sem pressionar ainda mais os mananciais.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas