Estado soma 14 casos da doença em 2026; novo registro foi identificado na capital paulista e mantém recomendação da dose zero para bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou mais um caso de sarampo no estado, registrado na capital paulista, totalizando 14 ocorrências da doença em 2026. O novo caso é de uma criança do sexo masculino, com menos de um ano de idade, sem histórico de vacinação contra o sarampo. Os casos confirmados neste ano envolvem bebês de até 2 anos e adultos entre 20 e 50 anos, reforçando a importância de manter a vacinação em dia em todas as faixas etárias.
Como medida preventiva, a SES-SP mantém a recomendação da aplicação da dose zero da vacina tríplice viral para bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias residentes nos municípios de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo.
“A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir o sarampo. É fundamental que pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação das crianças e que adolescentes e adultos procurem uma unidade de saúde para atualizar o esquema vacinal sempre que necessário”, destaca a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE-SP), Tatiana Lang.
A Secretaria reforça que a dose zero é uma medida adicional de proteção e não substitui as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Após recebê-la, a criança deve seguir normalmente o esquema vacinal de rotina, com a primeira dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e a segunda dose, preferencialmente com a vacina tetraviral, aos 15 meses.
Além dos bebês contemplados pela recomendação, crianças, adolescentes e adultos que não tenham recebido as doses indicadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal e atualizar a caderneta. Neste ano, a cobertura vacinal para a primeira dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é de 77,5% e a segunda dose é de 65,5%. A meta de cobertura vacinal para a doença, nas duas doses é de 95%.








